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A força das franquias na economia


Não é novidade que vivemos um período da história no qual as mudanças estão muito intensas. Todos os aspectos da nossa vida, rotina e trabalho foram profundamente impactados. Como não poderia deixar de ser, o mercado também passou por transformações, que ainda não sabemos se serão permanentes ou apenas reflexo das nossas atuais condições.


Em todo o mercado, vários setores sofreram mudanças, mas podemos destacar a economia como um dos mais afetados. Alguns segmentos perderam espaço, outros encontraram mais oportunidades para crescer, enquanto alguns permaneceram estáveis, tecendo cenário muito complexo e cheio de nuances.


Novos hábitos para novos cenários


Como reflexo principal da pandemia do coronavírus, o fenômeno chamado “novo normal” resultou em uma mudança comportamental do consumidor, refletindo não somente em sua relação com as marcas, mas, sobretudo, em novas formas de consumir.


Uma das mudanças mais significativas em toda a conjuntura industrial foi o crescimento das compras híbridas ou realizadas exclusivamente por meio dos ambientes digitais. O comércio precisou correr para se adequar à nova demanda, e investiu em criar experiências satisfatórias como estratégia de manter as vendas aquecidas.


Segundo dados do E-commerce Brasil, 35% dos brasileiros começaram a comprar pela internet ou aumentaram o volume de compras online após o início da pandemia. Além disso, as roupas lideram o ranking dos produtos mais consumidos após a reabertura das lojas, com 40% da demanda.


Mas a perspectiva para um cenário mais positivo não para por aí. Muitos lojistas perceberam nesta dinâmica uma oportunidade muito grande para ir mais longe, criando experiências de compras por meio de delivery de peças.


Muitos consumidores ainda estão com receio de realizar compras de vestuário sem antes avaliar fisicamente a peça. Este serviço surgiu para minimizar esta objeção e proporcionar uma compra híbrida, que começa no digital e transacionada fisicamente, oferecendo mais segurança, praticidade e conveniência a quem compra.


Por que o setor de vestuário é tão atrativo?


Com a perspectiva otimista que se desdobra em relação ao consumo de roupas no Brasil, as franquias do setor continuam sendo excelente opção para empreendedores em busca de negócios promissores para realizar investimentos.


O franchising é o setor que a cada ano cresce no Brasil. Várias são as razões que motivam o sucesso deste modelo de negócios, mas as principais são a facilidade em abrir o canal de vendas e a oportunidade de realizar parcerias com grandes empresas que já conquistaram espaço no mercado.



A Casa Prado, por exemplo, é excelente opção para empreendedores com boas ideias e anseio por conquistar mais espaço, autonomia e rentabilidade.


Nossa principal vantagem no mercado de vestuário brasileiro é a credibilidade construída ao longo de muitos anos de atuação, em que a qualidade dos produtos e a excelência da experiência de compra sempre foram nossas maiores marcas.


As vantagens de ser franqueado da Casa Prado são inúmeras. Prezamos muito pelo bom relacionamento com nossos parceiros, com os quais sempre estamos muito bem alinhados para orientar e promover o sucesso de nossas unidades:


Assessoria na seleção e negociação do ponto comercial

Projeto arquitetônico-padrão

Visual merchandising

Programa de treinamento

Apoio na instalação da franquia

Consultoria de campo

Manuais operacionais

Software de gestão

Layout de loja desenvolvido pelo escritório FAL

Suporte na compra dos produtos e na administração do estoque.

Se você possui interesse pelo setor de vestuário e deseja ser parceiro de uma grande marca como a Casa Prado, conheça nossas condições e benefícios. Faça parte de um negócio em franca expansão e repleto de oportunidades de crescimento para você.


ovos rumos para novos tempos

Poucas vezes na história as mudanças aconteceram de forma tão rápida. A aceleração que estamos vivenciando está presente em muitos aspectos, seja em nossa vida cotidiana ou no mercado de forma geral.

Mas apesar do surgimento de novos hábitos e culturas, precisamos estar atentos ao que realmente é importante neste oceano azul que surge no horizonte dos negócios e das tendências.

Inspiração que gera cases

Cada vez mais precisamos focar no essencial. Alinhar o propósito do nosso negócio a uma proposta de valor para nossos clientes sempre será a razão principal pela qual a Casa Prado é motivada a continuar buscando sempre o grau mais elevado de excelência.

Centrados na satisfação do consumidor, uma das nossas estratégias mais relevantes sempre será a criação de ativos de valor que possam de fato fazer diferença na hora de comprar.

Dentro deste contexto, estamos cada vez mais imersos em todos os aspectos necessários para a criação de uma jornada do consumidor altamente bem estruturada, que nos permita cada vez mais entender as necessidades do nosso público para atendê-las com muito mais precisão.

Nossa cultura inovadora foi pautada pelo Franchising Consciente, um movimento que destaca bons exemplos a serem seguidos no mercado. O conteúdo destaca o sucesso da nossa atuação em criar experiências satisfatórias, abordando o ecossistema formado pelas lideranças que aplicam a humanização em todos os processos da Casa Prado.

A diferença está na experiência

O RetailBox também destacou a experiência que a Casa Prado implementa no modelo de negócios, mencionando nosso diferencial de ajustar peças em até duas horas.

Ações como esta são realizadas por marcas que já entenderam que a criação de uma experiência de compras não apenas é importante, mas obrigatória.

Precisamos criar experiências valiosas em todo o ecossistema do negócio, envolvendo e cocriando uma cultura colaborativa com todos os atores envolvidos: dos nossos clientes aos funcionários que estão nos auxiliando a oferecer sempre o mais alto grau de satisfação.

A humanização é um fator indispensável dentro desta cultura. Através dela, conseguimos nos conectar a cada um dos pontos de contato, realizando uma integração que se traduz no valor empregado em todos os âmbitos. Desde o início, a Casa Prado acredita que a inovação consiste em abraçar novos meios de evoluir, mas sempre prezando pelo que nos integra e priorizando nossos valores humanos.



A experiência do atendimento nas franquias


Para discutir a experiência de atendimento nas franquias, convidamos Geraldo Prado, CEO da Casa Prado, uma das marcas mais importantes de moda no Centro-Oeste do país e que a cada ano vem aumentando suas franquias.

O consumidor em 2021 está vindo de um ano complicado, difícil em todos os aspectos. Suas principais necessidades foram reorganizadas. A forma como compram sofreu mudanças. Como as marcas podem se adaptar?

Para resumir o bate-papo, trouxemos os principais trechos desta conversa.


<h4> Geraldo, o que você acredita que deve ser o foco das marcas neste ano: novos produtos, vendas, reestruturação? </h4>

Acredito fielmente que a satisfação do cliente deve continuar sendo o foco. Aqui na Casa Prado não renunciamos a isso.

Tenho até uma história muito curiosa para contar: lembro que tinha cliente que já veio à loja e experimentou 20 pares de sapato, não comprou nada, e mesmo assim meu avô ainda ofereceu carona para deixá-lo em casa. Ele não apenas vendia as roupas, mas cativava pela dedicação e pelo carinho, sempre presentes em seu atendimento.

Prestar atendimento excelente e cordial aos nossos clientes sempre será relevante.

Saiba mais sobre como se tornar franqueado Casa Prado.


O que falta para as marcas oferecerem atendimento que conquiste fãs da marca?

São vários fatores. Aqui por exemplo investimos para que todos os colaboradores sejam treinados constantemente, por meio de cursos e workshops, para manter nossa filosofia de “estender um tapete vermelho” para que o cliente fique satisfeito e retorne às nossas lojas.

Mas não para por aí. É preciso que a marca converse com seus clientes em todos os pontos, reforçando presença, conceito.

Somente assim você consegue o atendimento de excelência e uma marca que por si só continue construindo relacionamento. Refiro-me ao ponto de venda, à comunicação. Tudo precisa estar cada vez mais integrado.

Hoje, se um cliente é mal atendido, ele vai reclamar nas suas redes sociais. Com comunicação e atendimento alinhados, sua marca vai preservar a identidade e saber lidar.


Percebemos que as vendas pela internet obtiverem grande aumento. Como tornar esta experiência agradável para o cliente?

Passa pelo que eu disse anteriormente: a integração e a construção de um ambiente digital que lembre a loja, que seja convidativo, em que o cliente fique ali por horas, e não somente entre, veja, compre e saia. Quanto mais elementos você conseguir construir para virar uma jornada interessante ao seu cliente, você o cativará.

Por que o atendimento nas franquias sofre tantas variações de lugar para lugar?

Isso é um dos erros mais graves que acontecem com quem possui franquia. Deixam de se importar com os mínimos detalhes. Aqui damos total suporte, e acompanhamos todos os franqueados para garantir a excelência no atendimento. Nossos clientes merecem experiência única e produtos de alta qualidade.

É preciso entender que não pode haver falhas, ruídos no atendimento. Caso contrário, você perde um dos seus principais ativos.

O atendimento é muitas vezes o primeiro contato físico do cliente com seu produto. Se isso não for bem-sucedido, você pode fazer com que as pessoas sequer peguem nele.

Aproveito a oportunidade para convidar quem estiver interessado em investir para conhecer nosso site, saber mais sobre a marca e tudo o que fazemos e oferecemos como suporte.

Para os interessados em saber mais sobre a Casa Prado, a marca possui mais de 65 anos de presença e experiência no mercado de moda masculina, com ótimos números de crescimento.

Para se tornar franqueado, acesse https://www.franquia.casaprado.com.br/. E lembre-se: não deixe de acompanhar nossos próximos artigos e compartilhá-los com seus amigos.

Até a próxima, galera!